APRESENTAÇÃO DE TENDÊNCIASMODA

Em contagem decrescente!

Olá meus queridos!

Começo este post muito entusiasmada, porque hoje começa a New York Fashion Week e eu já estou em contagem decrescente para ver todas as tendências para a primavera-verão 2018! Quem está comigo? 🙂

Ao contrário do que muitos pensam, a primeia semana de moda teve lugar, não em Paris mas em Nova Iorque, em 1943! Uma curiosidade interessante é que este primeiro grande evento dedicado à moda decorreu no período da Segunda Guerra Mundial (no qual os criadores deixaram de poder viajar para Paris) e teve como objetivo afirmar as criações dos designers americanos, que até essa data buscavam inspirações na haute couture francesa.

New York Fashion Week, 1943

New York Fashion Week, 2015

Mas se até à primeira New York Fashion Week os jornalistas davam mais atenção às propostas dos costureiros franceses, a partir desta semana tudo começou a mudar e revistas de referência como a Vogue começaram a dar cada vez mais relevo à moda dos EUA. Seguindo o exemplo americano, em 1945, Paris passou a organizar a sua semana da moda, seguindo-se a Milan Fashion Week (em 1958) e London Fashion Week (em 1984).

Em Portugal, 1991 foi o ano em que se começou a apresentar as coleções para as novas estações. Essa iniciativa, que viria a receber o nome de ModaLisboa, juntou nomes consagrados, como Ana Salazar, Nuno Gama, Luís Buchinho, José António Tenente e Alves / Gonçalves. Em 1998, foi criado o Portugal Fashion, no Porto.

Este é o calendário das principais Fashion Weeks:

New York Fashion Week: 7 a 14 de setembro

London Fashion Week: 15 a 19 de setembro

Milan Fashion Week: 20 a 26 de setembro

Paris Fashion Week: 23 de setembro a 3 de outubro

Moda Lisboa: 5 a 8 de outubro

Portugal Fashion: 14 e 19 a 21 de outubro

E este é o link para assistirem em tempo real a todos os desfiles:

LINK FASHION WEEKS

Eu vou dar o meu melhor para acompanhar quem quiser aceitar este desafio de ver os desfiles em direto! Posteriormente, irei partilhar aqui convosco as minhas peças favoritas de alguns destes desfiles!

Até lá,

Patrícia Pereira

 

Leave a Response