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Cuidar de si pode começar por caminhar alguns minutos…

Olá meus amores!

O artigo de hoje serve para partilhar convosco um assunto muito pessoal. Como todos vocês que me acompanham diariamente sabem, o meu trabalho é muito exigente. Obriga-me a fazer muitas viagens, a dormir poucas horas e, por vezes, a saltar refeições. A maioria do tempo, o meu estilo de vida não é o mais saudável. Por isso, começo este post a dizer-vos que, apesar de sermos todos os dias alertados para sermos mais conscientes na forma como tratamos o nosso corpo, bem sei que nem sempre é possível.

No entanto, eu confesso que tento ter como prioridade respeitar o meu corpo, sobretudo, a minha saúde mental. E isso implica pequenos esforços diários. Aquelas pequenas coisas que devem ultrapassar a preguiça e o cansaço para que nos possamos sentir melhor connosco próprios. Sempre que posso, tomo um bom pequeno almoço, faço refeições equilibradas, bebo muito água e vou ao ginásio. E, para além de uma boa noite de sono, essas coisas ajudam-me a restaurar o meu bem estar. Podem parecer objetivos ambiciosos para quem tem como hábito uma vida mais sedentária mas, na boa verdade, tudo pode começar simplesmente por caminhar.

Nem imaginam os benefícios que apenas caminhar alguns minutos por dia pode ter na nossa rotina. Uma curiosidade que posso partilhar convosco: As candidatas que fazem a Mudança de Visual, antes das cirurgias, são aconselhadas a caminhar todos os dias 30 minutos depois de jantar, e começam a fazê-lo um mês antes da operação. Porquê? Porque depois de apenas um mês, entre outros benefícios, respiram melhor, dormem melhor, e até a pele respira e desintoxica mais rapidamente.

O exercício começa apenas por tentarem caminhar, pelo menos, 2 horas e 30 minutos por semana, mas se pensarem que devem caminhar 30 minutos por dia torna-se muito mais fácil. Posso assegurar-vos que caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, retardar o envelhecimento, melhorar a sua circulação e a eficácia do nossos pulmões. Isto porque, enquanto caminhamos, as trocas gasosas efetuadas por esses órgãos são feitas mais facilmente, o que evita bronquites, catarro ou outro tipo de doenças provenientes dos pulmões.

Outro aspecto que não é muito falado, é que uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, aumentando o humor e a autoestima. Contribui também para combater o stress acumulado, a ansiedade, a insónia a depressão. E, como é óbvio, se tiverem como objetivo perder peso ou tonificar o corpo, é também um ótimo complemento. Aliás, passadas algumas semanas, ajuda também a reduzir o apetite, a melhorar a postura cosporar e aumenta a imunidade.

Caminhar diminui o risco de cancro da mama e de hipertensão, previne derrames, enfartes e diabetes, sendo que a insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos. Ajuda também a reduzir o inchaço nas pernas e tornozelos, na prevenção de  varizes e no fortalecimento da massa muscular.

Como podem ver, a simples ação de caminhar pode fazer uma diferença enorme na sua vida diária! Vamos aproveitar o fim de semana para começar?

Cuidem-se, respeitem o vosso corpo, sejam felizes!

Patrícia Pereira

<3

 

Imagens: Pinterest

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