INTIMATELifestyleMODAOUTFIT OF THE DAYPERSONAL

OOTD: Guia de Marraquexe

Olá meus amores!

Regressei há pouco de Marraquexe e decidi preparar este artigo para todos os que me têm pedido dicas e opiniões sobre a cidade. Na boa verdade, vocês sabem que sou fiel a alguns destinos e já perdi a conta às vezes em que visitei esta maravilhosa cidade! Em menos de uma hora e meia de avião e a um preço bastante acessível (especialmente se marcar viagem com alguma antecedência), vai deparar-se com uma cultura exótica e arrebatadora.

Biquini: Baja Swimwear / Acessórios: Boho Girl Store

Marraquexe é, mais do que tudo, uma experiência sensorial inesquecível. Os sons dos locais e da música tradicional, as cores vibrantes dos artigos penduradas nos inumeros mercados, o odor intenso a especiarias, uma gastronomia diversa e que não passa indiferente aos apreciadores de um bom prato… Apesar do caos que vemos nas ruas e mercados, há uma alegria descomprometida de viver e todo um mundo a descobrir, a cada encantador recanto.

Biquini: Baja Swimwear / Acessórios: Boho Girl Store

1 – Quando visitar?

Como Marraquexe é uma cidade muito de clima quente e seco, a primavera e o outono são as melhores épocas para visitar. Em julho e agosto, as temperaturas são extremas e ultrapassam os 40ºC , o que impossibilita de passear e realizar atividades ao ar livre durante o dia. A viagem é curta e tornou-se mais acessível desde que a Ryanair começou a voar para este destino, sendo que as épocas de maior procura se verificam entre março e junho e outono e novembro.

Fato de Banho: Baja Swimwear / Acessórios: Boho Girl Store / Cinto: Fracomina

2 – Onde ficar? 

Marraquexe divide-se em duas partes principais e contrastantes: oriental ou almedina (parte antiga, cercada de muralhas e repleta de mercados, artesãos e vendedores de rua) e a ocidental (parte moderna, mais segura e mais limpa, onde tem hóteis modernos e lojas ocidentais e onde é permitido consumir alcool). Apesar de amar as duas, confesso que prefiro ficar no lado ocidental, longe da confusão e da poluição. Dormir é fundamental e eu não dispenso o descanso e paz interior. O meu hotel de eleição é o Sofitel.

Fato de Banho: Baja Swimwear / Acessórios: Boho Girl Store / Cinto: Fracomina

3 – O que visitar?

A Medina é, sem dúvida, um dos primeiros locais a visitar para conhecer a cultura local. Localizada na parte oriental (na praça Jemaa el-Fna), em pleno coração da cidade, revela uma cativante multidão de cores, odores e sabores. Entre restaurantes, lojas e vendedores de rua, artesãos, a vida quotidiana dos moradores e as brincadeiras das crianças locais, apresenta-nos ao lado mais tradional da cidade. Perca-se a explorar as ruas da zona antiga, os jardins, os mercados e visite os edíficios que contam a história da cidade. Alguns pontos de referência são o Le Jardin Secret, a fonte Chouf, o Museu de Marraquexe e a Medersa Ali Ben Youssef.

Já na zona ocidental e cosmopolita da cidade e especialmente para todos os fashion lovers, é obrigatória uma visita ao Museu Yves Saint Laurent e aos Jardins Majorelle, que são lindíssimos, super coloridos e perfeitos para fotografar! O museu apresenta uma coleção de fotografias, desenhos, textos e peças do designer, que comprovam o seu amor incondicional por Marraquexe, uma das grandes influências do seu trabalho. Neste lado moderno da cidade, encontra ainda um dos principais locais de peregrinação, Zaouia Sidi bel Abbès, composto por uma mesquita, um pátio, uma fonte e um mausoléu.

4 – Restaurantes

Eu confesso que não arrisco, mas os mais corajosos, podem expeirmentar os vários pratinhos tradicionais nas tasquinhas de rua, como cabeça de cabra, salsicha de carneiro ou caracóis. Os restaurantes da Medina são de passagem obrigatória, com opções para vários preços e diversas opções de menu. Geralmente, têm uma terraço com vista panorâmica sob a zona antiga, perfeitos para um jantar ao pôr do sol. Nesta zona, recomendo o Nomad.

Vestido: Pimenta Rosa 

Para uma noite verdadeiramente inesquecível, a minha sugestçao é o Azar, que se localiza em Gueliz, na parte ocidental. Para além da comida ser deliciosa, o staff é super simpático e ainda temos direito a um maravilhoso espetáculo de música ao vivo e dança do ventre. Sugiro também que termine a refeição com uma shisha no exterior do restaurante.

5 – Regatear, regatear, regatear…

Nos mercados, nas lojas e até nos táxis…. Em Marraquexe tudo tem que ser negociado! Tenha em atenção que os locais inflacionam o preço para os turistas cerca de três a quatro vezes. Prepare-se para regatear antes de comprar os apatecíveis souvenirs. E tenha em atenção que lhe podem facilmente pedir recompensas por serviços que não se disponibilizou a pagar, como fotografias junto dos estabelecimentos ou até mesmo indicações.

6 – Produtos que vale a pena comprar

Nos mercados de Marraquexe, é possível comprar diversos artigos de boa qualidade a preços ótimos. Para além das famosas especiarias e tapeçarias, há diversos artigos de marroquinaria e decoração, chás, cremes e óleos artesanais que pode transportar facilmente na sua mala de viagem. O tabaco custa metade do preço de  Portugal, mas sugiro que esperem até chegar ao aeroporto para comprar.

Biquini: Baja Swimwear / Acessórios: Boho Girl Store / Óculos de Sol: Óptica Boavista / Camiseiro: Mango

7 – Outras curiosidades

Em bares e restaurantes é muito normal não lhe trazerem o troco, se não o solicitar. Tente ter notas e moedas de valor mais baixo logo que possível, para evitar estes desagradáveis confrontos. Os táxis partilham a estrada com carroças de cavalos, carros e motas apinhadas de pessoas, incluíndo crianças, e andar na estrada, especialmente em horários de maior trafego, pode ser verdadeiramente assustador. Peça ao motorista que conduza com cuidado. E, especialmente na parte antiga de Marraquexe, que está sempre apinhada de pessoas e veículos, tenha especial cuidado.

Fotografia: Huzo Bizarro Makeup: Hugo Bizarro Makeup Artist Styling & Hair: By Me

Agradecimentos: Hotel Sofitel Marrakech Lounge and Spa, Azar Marrakech

 

Beijinhos!!

Espero que gostem do meu roteiro!

Patrícia Pereira

<3

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of